A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), uma capacitação para coordenadores do sistema educacional de todo o Piauí. A iniciativa tem como objetivo orientar os gestores sobre a sistemática de avaliação da rede de ensino a fim de atender ao estudante, público-alvo da educação especial.
A avaliação da aprendizagem escolar representa um conjunto de fases que se ordena no processo de ensino aprendizagem e na prática pedagógica. Gestores Regionais, coordenadores pedagógicos e professores participaram da capacitação.
De acordo com a diretora de ensino da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), Risalva Cardoso, professores das 21 Gerências Regionais de educação estão reunidos. “Todos estão aqui trabalhando a sistemática de avaliação da educação especial, capacitando o circuito estadual de ciências, que beneficiará mais de 270 mil alunos. Nós formamos os coordenadores de ensino que repassam a formação para os coordenadores pedagógicos, e estes levam para as escolas”, disse.
A Gerência de Educação Especial observou a necessidade de complementar as orientações a essa sistemática, e com base em seus dispositivos legais orienta a equipe pedagógica sobre suas adequações curriculares.
Para a gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá a capacitação é importante, tendo em vista todo o trabalho que é desenvolvido pelos coordenadores. “Existe uma dificuldade que eles encontram no momento de avaliar, de fazer este acompanhamento avaliativo dos alunos com deficiência na sala de aula, e esse processo se faz necessário, pois daqui eles vão repassar para os demais professores as adequações curriculares para os estudantes com necessidades educacionais especiais, considerando suas especificidades”, comenta a gerente.
Durante o encontro foi apresentado um vídeo, foram discutidos as orientações complementares à sistemática de avaliação da rede para atendera educação especial, bem como a avaliação da aprendizagem e acompanhamento do estudante público alvo da educação especial.
“Estamos na 3ª formação e temos vários temas a serem trabalhados e aqui focamos o “Ciência na Escola”, então está sendo bem proveitoso. Estamos aqui recebendo as informações e nós vamos repassá-las para os coordenadores das escolas jurisdicionados as nossas GRE’s que serão os multiplicadores”, afirma a coordenadora da 11ª GRE de Uruçuí Francisca de Jesus Soares.
Fonte: Ccom