Muitos criadores ficaram com medo de imunizar os animais durante a seca. 2ª etapa deveria ter sido encerrada em 30 de novembro, agora segue 31/12.
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) solicitou e obteve do Ministério da Agricultura autorização para prorrogar a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Idílio Moura, gerente da Adapi, explicou que a medida foi tomada porque a região Nordeste foi atingida por uma seca e os criadores ficaram com medo de imunizar os animais por apresentarem baixo peso.
“Os agricultores têm resistência em vacinar o animal com baixa peso, mas o animais não possuem reação contra vacinação. Por isso, solicitamos ao Ministério da Agricultura para prorrogar a campanha de vacinação por mais 30 dias e ele autorizou”, afirmou.
A primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014, e o Piauí teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e na pós-campanha foi atingido os 99%. A segunda etapa deveria ter sido encerrada no dia 30 de novembro.
Agora, a segunda etapa de 2015 para vacinação se estende até o dia 31 de dezembro de 2015 e o período para o criador fazer a declaração vai até o dia 10 de janeiro de 2016.
O objetivo é continuar mantendo o rebanho livre da doença, imunizando 100% de quase dois milhões de cabeça de gado do estado, superando o último índice vacinal da primeira etapa de maio de 2015 que foi de 97,16%.
Em maio do passado, o Piauí conseguiu o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A expectativa é que o feito se repita em 2015, podendo a carne bovina produzida do estado circule por outros estados.
Fonte: G1.com