Uma portaria assinada pelo secretario estadual de Justiça, Carlos Edilson, prorrogou  a suspensão de visitas íntimas no sistema prisional do Piauí. A medida, adotada desde o início da pandemia da covid-19, tem como objetivo fortalecer a prevenção e controle do novo coronavírus dentro dos presídios do Estado.

 

A portaria também prorrogou a suspensão dos atendimentos de advogados e a entrada de pessoas que prestam serviços de assistência educacional e religiosa nos presídios, que acontece desde o último mês de março.

 

No documento, a Sejus argumenta ‘a necessidade de se evitar contaminações de grande escala e de se restringir riscos, principalmente diante do estado de vulnerabilidade da saúde do preso’. A secretaria também destaca recomendações  expedidas pelo Conselho Nacional de Justiça para evitar a contaminação no âmbito  dos sistemas de justiça penal e socioeducativo.

 

Ainda de acordo com a Sejus, durante o período de suspensão das visitas presenciais, permanecem inalterados os procedimentos para a realização de visitas virtuais aos internos. Já o atendimento dos advogados e defensores públicos também poderá ser feito através de videoconferência, por meio de agendamento prévio.

 

Fonte: Cidade Verde