A Secretaria Municipal da Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps – AD) de Parnaíba, iniciou esta manhã (14) atividades em comemoração ao 18 de maio. A data é marcada pela luta antimanicomial, onde foi dado início aos debates e lutas por melhorias na área da saúde mental. Nesta terça-feira foram realizadas palestras em parceria com o Sesc, voltadas para orientações odontológicas, DST/Aids, aferição de pressão arterial e exame de glicemia. Além das palestras, o público também contou com a participação do Teatro de Agentes Comunitários de Saúde (Tacs).
Familiares dos usuários de atendimento do Caps – AD também são convidados a participarem da programação, uma vez que, de acordo com a diretora Acássia Fontenele, a participação familiar é fundamental para o bom desempenho do tratamento oferecido pelo centro. Nessa semana serão ouvidas as sugestões dos familiares e usuários para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento.
Diariamente o Caps – AD atende cerca de trinta usuários de segunda a sexta-feira e aos finais de semana, aproximadamente doze usuários são atendidos pelo sistema de internação 24 horas. O município de Parnaíba é o único além da capital a oferecer atendimento de internação na modalidade Caps III graças a um consórcio entre onze cidades da região Norte do Estado, o que segundo o superintendente de saúde mental Rafael Maia, amplia as possibilidades de melhorias no sistema.