O balanço parcial da Semana Nacional de Conciliação divulgado ontem pelo Tribunal de Justiça do Piauí apontou que já foram homologados 764 acordos em todo o Estado, tendo sido realizadas 1.601 audiências, em um total de 2.607 designadas.
De acordo com a Coordenadoria de Estatística do órgão, os índices são considerados positivos, tendo em vista a média registrada nas ações anteriores. Os acordos firmados somam, até o momento, o valor de R$ 2 milhões. O evento percorre todas as regiões do Piauí e será finalizado hoje.
Na capital, as ações estão centradas no auditório e no pátio sede do TJ, congregando iniciativa conjunta das Varas de Família e da Justiça Itinerante.
A partir de uma triagem de processos cabíveis de conciliação, as Varas de Família estão realizando audiências designadas. Já a Justiça Itinerante atua com atendimento voluntário, onde os interessados podem procurar a equipe, solicitar a senha e aguardar o atendimento, que acontece no período de 8 às 17 horas.
Realizada anualmente, a Semana Nacional de Conciliação trata-se de uma campanha de mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca selecionar os processos que tenham possibilidade de um acordo e intermedeiam a resolução do conflito, visando a celeridade das ações e a redução do numeroso estoque de processos emperrados na Justiça do país.
As conciliações abarcadas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.
Fonte: Meio Norte