O senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou no Plenário do Senado que a Caixa Econômica Federal enviou esclarecimentos aos gabinetes dos senadores a respeito da antecipação do calendário de saque de benefícios do Bolsa Família no dia 17. Foi no fim de semana subsequente (dias 18 e 19) que boatos sobre o fim do programa levaram a uma corrida às agências do banco.
A nota lida pelo senador, assinada pelo presidente da Caixa, Jorge Hereda, diz que não há relação entre a medida da Caixa e a confusão causada pelos boatos.
Com base nos dados apresentados pela Caixa, Wellington disse que, apesar da liberação antecipada do benefício, não houve aumento do número de saques no dia 17.
“Aliás, foi até um pouco mais baixo do que na sexta-feira do dia 17 do mês anterior, o que demonstra que, na verdade, essa situação ocorreu mesmo no sábado, a partir de informações divulgadas, via celular e via internet, para os usuários do Bolsa Família, com as duas mentiras: a primeira, que ia acabar o Bolsa Família, e a segunda, que havia um bônus pelo Dia das Mães”, disse Wellington. Ele acrescentou que a Polícia Federal continua investigando o caso.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, já afirmou que “não pode ser descartada” a possibilidade de que a antecipação dos pagamentos tenha contribuído para os boatos e para a corrida às agências.
Fonte: meionorte.com