Servidores estaduais que tomaram a 2º dose da vacina contra Covid retornarão ao trabalho presencial
Os servidores estaduais que já tenham tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos 21 dias deverão retornar ao trabalho presencial. A decisão foi publicada nesse domingo (27) no Diário Oficial do Estado, através do decreto nº 19.798, que dispõe sobre as medidas restritivas impostas com o objetivo de conter a contaminação do novo coronavírus.
No documento, foi estabelecido que a regra terá como exceção apenas as servidoras em período de gestação.
Foi estabelecido ainda o funcionamento presencial dos órgãos e entidades da Administração Pública. No retorno, os locais devem seguir as medidas para evitar o contágio do vírus e, caso aja pessoas diagnosticadas com Covid-19, o afastamento de servidores do trabalho presencial será decidido pelo gestor ou administração da repartição.
Decreto
O mais recente decreto publicado pelo Governo do Piauí autoriza a realização de atividades artísticas, criativas e de espetáculos para eventos em cinemas, teatros, circos, casas de espetáculos, espaços de eventos, casas de shows e auditórios em ambientes abertos e semiabertos, com público máximo de 100 pessoas.
Contudo, é necessário manter o distanciamento mínimo de dois metros. Os eventos também poderão utilizar som mecânico, instrumental ou apresentação de músico, desde que não gerem aglomeração e não permitam dança.
Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia, lojas de conveniência, depósitos de bebidas e estabelecimentos similares poderão, a partir desta segunda (28), funcionar até as 24h.
O comércio em geral poderá funcionar somente até as 17h e os shopping centers somente das 12h às 22h. O funcionamento de mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios deve encerrar-se até as 24h.
O toque de recolher, que proíbe a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, será no horário entre 1h e as 5h.
Fonte: G1/PI