Os servidores técnico-administrativos federais realizaram uma assembleia na última quarta-feira (26/06), na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), onde apreciaram o Termo de Acordo proposto pelo Governo Federal, considerado pela categoria inconsistente por falta de prazo para execução.

Na UFDPar, somente a categoria dos técnicos estão de greve, os professores não aderiram ao movimento. Os técnicos são a maior categoria do executivo e que recebem a pior remuneração, conforme a categoria, que está sem reajuste há dez anos. A greve é uma luta por reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos dos Técnico-Administrativos em Educação (PPCTAE), recomposição salarial, orçamento público para as Instituições de Ensino Superior (IES) e melhoria das condições de trabalho.

Segundo a técnica Diana Castro, membro do Comando de Greve Local, a greve só encerra após a assinatura do Termo de Acordo, que ocorreu na quinta-feira (27/06). A FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico – Administrativos Em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) orienta que a greve encerre até terça-feira (02/07). Os Técnicos da UFDPar ainda irão realizar uma assembleia antes do encerramento da greve.