A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou o envio da segunda dose da vacina Coronavac aos municípios do interior do estado. Ao todo, o Piauí já recebeu 132.760 vacinas para realizar a imunização da população, sendo que o último lote deve atender mais 6% dos profissionais de saúde e idosos acima de 90 anos.
A segunda dose é essencial para que o paciente seja considerado imunizado definitivamente contra a Covid-19. Para ter acesso a ela, todas as pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac foram notificados sobre o momento que deveriam retornar em busca da aplicação complementar do imunizante.
“A Sesapi tem todo um planejamento logístico para assegurar a segunda dose da vacina para a nossa população que já recebeu a primeira dose do imunizante. Iniciamos o transporte dessas doses juntamente com as doses do último lote que recebemos no domingo e, assim, começamos a imunização completa de parte da nossa população”, explica o secretário de Saúde, Florentino Neto.
O gestor acrescenta que o trabalho da Sesapi, neste momento, também está voltado para assegurar novas remessas da vacina até a próxima semana, podendo assim avançar mais nos públicos que estão recebendo a vacina, a fim de chegar aos idosos abaixo dos 90 anos. “Dessa forma, nós vamos, gradativamente, atingindo novos públicos na vacinação até chegarmos em toda a população. É esse trabalho que queremos executar em parceria com os municípios e assim garantir o direito a imunização dos piauienses”, reforça o secretário.