Agentes de endemias realizam trabalho de busca dos focos de dengue (Foto: Divulgação/Sesau)
Agentes de endemias realizam trabalho de busca dos focos de dengue (Foto: Divulgação/Sesau)

O número de casos de dengue no Piauí cresceu e chegou aos 3.188 confirmações da doença em apenas seis meses. Na capital, duas pessoas já morreram em decorrência da enfermidade. Em todo o Brasil, a dengue chegou a 4.265 cidades.

Os números divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) ainda apontam que no estado já foram notificados quatro casos graves, dentre eles três foram confirmados.

Os municípios que tiveram maior número de casos confirmados foram Teresina, com 2.377 casos, Picos, com 165, Alvorada do Gurgueia, 74, São Raimundo Nonato, 68, Barras, 52, Esperantina, 43, Parnaguá, 31, Bom Jesus, 29, Monsenhor Gil, 26 e São João do Piauí, 21 casos.

Quanto aos casos suspeitos e notificados, em 2015, foram registrados 4.859 em 152 municípios, Em 2014, foram 3.653 casos suspeitos, em 136 municípios.

As orientações para evitar a proliferação do mosquito da dengue continuam as mesmas. De acordo com Érlon Guimarães, evitar com que água fique parada, impedindo o surgimento de criadouros do mosquito da dengue, é uma das principais armas contra a doença.

Em relação à febre chikungunya, o órgão contou ainda que o Laboratório Central do Estado (Lacen), colheu todas as amostras de sangue e não relatou nenhum caso positivo para a doença no estado.

Fonte: G1/PI