A distribuição de medicamentos de componente especializado, mais conhecido como excepcionais, será regularizada a partir desta quinta-feira (15). Esse foi o entendimento entre a Secretaria de Estado de Saúde e os fornecedores, após reunião realizada na tarde desta quarta-feira (14), na Sesapi.
Ficou estabelecido que a regularização dos medicamentos acontecerá a partir desta quinta até a próxima segunda-feira (19). Para esta data, é prevista a entrega dos medicamentos pancreatina, para pacientes com fibrose, e azatioprina, para transplantados e doentes renais, estes em falta desde o mês de novembro de 2014. Como contrapartida, será feito o imediato pagamento dos fornecedores.
O secretário Francisco Costa reafirma o compromisso em restabelecer os serviços, ao assumir os débitos. “É nosso compromisso na gestão do Estado honrar esses pagamentos, estimados em mais de R$7 milhões”, afirma. Esse é o valor levantado preliminarmente em processos empenhados e não pagos, no período de julho a dezembro de 2014.
De acordo com o gerente da Unidade Farmacêutica, Maurício Reis, “os pacientes que estão sem receber seus medicamentos deverão nos procurar a partir desta quinta-feira para agendar o atendimento e entrega dos seus remédios”.
Comitê gestor
Outra medida tomada pela Secretaria é a instituição de um comitê gestor para a Unidade de Assistência Farmacêutica, que terá a missão de fazer um diagnóstico, identificando as necessidades do órgão, além de elaborar um planejamento para o ano de 2015, evitando com isso, a reincidência de falta medicamentos.
O comitê gestor será formado por três farmacêuticos e um administrador: Maurício Reis, Wisllan César, Raulino Firmino Ferreira e Jean de Sousa Batista.
Fonte: CCom