Sesc apresenta neste sábado, dia 05 de outubro, o projeto Sonora Brasil com o grupo Samba de Cacete da Vacaria, no Teatro do Sesc Avenida às 19h30, com apresentação aberta ao público.
O grupo paraense é formado por pessoas que mantêm relações familiares e de vizinhança, e que participam regularmente de atividades sociais em que se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola. Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo pra que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez. O grupo é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras, e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca cacetes.
Seus instrumentos musicais são dois troncos de pau escavados no interior – tambores – tendo que apresentam nas extremidades um pedaço de couro e quatro “cacetinhos” de madeira. O grupo é formado tamboureiros, cantadeiras/sambadeiras e um percussionista, que sobem o palco caracterizados com roupas coloridas, saias rodadas e acessórios de sementes.
O Projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizem a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Fonte: Sesc