
Segundo a técnica da Setur, que vai representar o Piauí, Alberita Nunes, o evento é de grande importância para que os Estados também possam retomar o Programa de Regionalização do Turismo nos municípios. “No Piauí, o Programa de Regionalização do Turismo criou as governanças nos municípios que são responsáveis pela gestão do turismo nas regiões. Como o programa ficou parado por dois anos por conta das mudanças, esse trabalho terá que ser retomado para organizar e fortalecer o turismo municipal. Entre as mudanças, foi elaborado o novo Plano Nacional do Turismo e alguns municípios poderão fazer parte das regiões turistas”, explica.
O evento, que também faz parte das comemorações pelos 10 anos do Ministério do Turismo (MTur), completados em abril, será aberto pelo ministro Gastão Vieira, em cerimônia que acontecerá às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O evento já conta com 700 inscrições e os técnicos participarão de oficinas de qualificação com temas como: Índice de Competitividade do Turismo; Infraestrutura Turística; Promoção Turística, Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada; Gestão Descentralizada do Turismo; Informação aos Turistas; Investimentos. Monitoramento; Planejamento e Posicionamento de Mercado.
Programa de Regionalização do Turismo
Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é uma diretriz estruturante do Ministério do Turismo que organiza o território brasileiro em regiões turísticas, como base para planejamento, ordenamento e promoção do desenvolvimento territorial integrado.
Em 2010, o programa passou por um processo de avaliação que envolveu um amplo conjunto de atores estratégicos, instituições e beneficiários, que estiveram direta ou indiretamente vinculados à sua implementação, selecionados em todas as regiões do País.
Os resultados da avaliação apontaram à necessidade de avanços, principalmente nas ações de implementação do programa. Nesse contexto, a Coordenação-Geral de Regionalização realizou, de forma participativa, um amplo debate acerca da reestruturação dos seus processos, projetos e ações.
Além do debate promovido com os stakeholders do programa, realizou-se também uma consulta pública acerca da proposta de reestruturação, que teve como resultado cerca de 400 contribuições nos 30 dias que ficou disponível no portal do Ministério do Turismo.
Resultado deste esforço, os ajustes do Programa de Regionalização do Turismo, referentes às suas estratégias, componentes e inovações serão apresentadas no Encontro Nacional de Turismo.
Programação
Dia 15 (quarta-feira)
19h – Solenidade de abertura do Encontro Nacional de Turismo
Dia 16 (quinta-feira) – Oficinas
9h às 10h30 – Programa de Regionalização do Turismo
11h às 12h30 – Índice de Competitividade do Turismo Nacional
14h às 15h45 – Infraestrutura Turística
14h às 15h45 – Promoção Turística
14h às 15h45 – Qualificação dos Profissionais, dos Serviços e da Produção Associada
14h às 15h45 – Gestão Descentralizada do Turismo
16h15 às 18h – Informação ao Turista
16h15 às 18h – Monitoramento
16h15 às 18h – Planejamento e Posicionamento de Mercado
16h15 às 18h – Empreendedorismo e Promoção de Investimentos
Local do evento: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF