No dia 15 de março, segunda-feira, das 10 às 12 horas, o economista parnaibano, professor Vitor de Athayde Couto, estará participando da mesa “Sistemas de produção familiar de alimentos”, como parte do Programa de Extensão Remota “Inteligência Coletiva em Rede”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Por volta das 11 horas, serão apresentados resultados parciais de uma experiência realizada em Parnaíba, com apoio e participação da UFBA, CNPq, UESPI, UFPI, organizações locais e instituições francesas que difundem a metodologia dos sistemas de produção. Trata-se de sistemas familiares, inclusive quintais produtivos, entendidos como sub-sistemas.

Todos estão convidados, mas lembro que, para ter acesso à sala, as inscrições (gratuitas) devem ser feitas através do link: <http://Bit.ly/inteligenciaemrede>

Após a abertura dos trabalhos, a cargo da professora Maria Inês Marques, do Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento, o pesquisador Bernard Roux, membro da Academia de Agricultura da França, fará uma introdução conceitual da metodologia dos sistemas de produção, seguida de um breve histórico da agricultura familiar francesa. Os demais participantes integram o Grupo de Pesquisa em Agricultura Familiar da UFBA. A professora Edna Silva apresentará resultados de suas pesquisas nos biomas baianos Mata Atlântica e Caatinga. A pesquisadora Livia Reis apresentará um sistema de produção alimentar em território quilombola, também na Mata Atlântica. Por último, o professor Vitor Couto apresentará a sua experiência, em Parnaíba, desde 2007.