Na manhã desta terça-feira (05) a Câmara Municipal de Parnaíba realizou Audiência Pública com o objetivo de discutir e encontrar soluções para a atual situação da saúde pública oferecida pelo Município e Estado em Parnaíba.
A realização desta audiência foi resultado de um requerimento do vereador Fernando Gomes solicitando o acontecimento desta ação, bem como, de diversas outras matérias discutidas e aprovadas pelos vereadores parnaibano, buscando melhorar a qualidade da saúde nesta cidade.
Na ocasião, além de legisladores, estiveram presentes diversos representantes dos hospitais público, e particulares que atuam de forma pactuada com os poderes públicos, e ainda, o representante do Sindicato dos Médicos de Parnaíba, José Osvaldo dos Santos, o presidente do Sindicato de Enfermagem de Parnaíba, João Sérgio, o Coordenador Regional de Saúde, Carlos Vinícius, a representante dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Silvana da Silva Lira, o Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras, e a Secretária Municipal de Saúde, Ivanete Beltrão.
No decorrer dos trabalhos, os presentes expuseram dados e informações sobre a saúde pública em Parnaíba, e também apresentaram os avanços e as problemáticas ainda enfrentadas pelos profissionais da área e pela sociedade.
O Presidente do Sindicato dos Médicos de Parnaíba, José Osvaldo dos Santos, fez uma breve explanação sobre as péssimas condições de trabalho enfrentadas pelos médicos no dia-a-dia. Segundo ele, “é inviável qualquer profissional da área trabalhar em condições indignas, e que possam comprometer a saúde da população”.
Em seguida, a secretária Ivanete Beltrão, apresentou os avanços e ações promovidas pelo Poder Executivo na área da saúde. A secretária destacou o aprimoramento dos serviços de Urgência e Emergência com a implantação do Pronto Socorro Municipal e SAMU, que no ano de 2011 protocolou 7.025 atendimentos e ocorrências.
– O Poder Executivo está ciente dos problemas enfrentados pelos profissionais da saúde que atuam no município, e tem buscado tomar as devidas providências legais para sanar essa problemática. Exemplo desde esforço é a implantação de diversos programas federais, a instalação do CAPS-AD, do Centro de Especialidades em Saúde, e a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da Saúde – explicou a Secretária.
A representante dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, Silvana da Silva Lira destacou como solução para o congestionamento do HEDA – Hospital Estadual Dirceu Arco Verde, uma planejamento estratégico da gestão municipal junto aos PSF´s, onde o paciente primeiramente seria encaminhado por uma agente de saúde a um posto, é caso seja necessário, o paciente seria direcionado para o atendimento devido em um hospital.
– Infelizmente a Atenção Básica no município de Parnaíba não está funcionando qualitativamente, pois falta uma comunicação com as demais redes de saúde. E ainda, atualmente, estão faltando enfermeiros nas Unidades de Saúde, e 10 bairros estão descobertos pelos agentes comunitários, pois existe uma carência na quantidade estes profissionais – justificou Silvana.
Outra problemática apresentada durante a audiência pública desta terça-feira refere-se aos hospitais particulares que atuam de forma pactuada com o município, e que não atendem durante o final de semana, e no início da noite fecham as portas, impossibilitando o atendimento ao público.
Os representantes dos prestadores de serviços, explicaram que não atendem em caráter de urgência e emergência, pois faltam profissionais com disponibilidade para trabalhar em horários alternativos.