Nesta quarta-feira, dia 19, o Piauí completa 194 anos, e a data não poderia passar em branco. “Temos duas datas de comemoração do Estado. No dia 21 de março de 1823, temos a Batalha do Jenipapo, que é muito importante no processo de independência do Brasil na porção mais ao norte, articulando as forças portuguesas. O 19 de outubro de 1822 é data oficial, quando Simplício Dias aderiu à luta em Parnaíba, e tem maior importância no sentido político”, explica o professor Sucupira, de Geografia e Atualidades.
Em reconhecimento à contribuição de dezenas de piauienses para o Piauí, o Governo do Estado promove a solenidade de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, condecorando agentes sociais que se destacaram durante o ano. Tradicionalmente, a solenidade conta com a presença do governador do Estado e membros representantes do Conselho da Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.
As celebrações acontecerão em cidade de Parnaíba, no Auditório da Associação Comercial de Parnaíba (Porto das Barcas) nesta terça-feira às 19h. Em alusão a uma das datas decisivas no processo da independência do Piauí, a cidade do litoral também realiza solenidade Cívico Militar em Homenagem aos Heróis do 19 de outubro de 1822, às 7h30, na Praça da Graça, Centro Parnaíba. A partir das 8h, a programação será na Catedral de Nossa Senhora da Graça, também no Centro da cidade, com cerimônia em Ação de Graças.
Com informações do Meio Norte