Superintendência de Saúde Mental capacita profissionais para prevenção ao suicídio
A prevenção ao suicídio está na prioridade da Superintendência Municipal de Saúde Mental, que realiza uma capacitação com os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPS AD e CAPS II , do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), e Estratégia Saúde da Família (ESF). A Educação Permanente em Prevenção do Suicídio acontece durante todo o dia na Escola Parnaibana de Gestão Pública (EPGP) nesta quinta-feira (06).
Segundo a superintendente de Saúde Mental, Cris Aragão Melo, o objetivo da capacitação é dotar os profissionais de conhecimento para que possam identificar os principais sintomas de um potencial suicida, bem como fazer a abordagem, manejo e se necessário, o encaminhamento aos setores específicos.
Segundo o mestre Demétrio Beltrão, especialista em Tanatologia, no ano passado Parnaíba ficou acima da média na quantidade de suicídios se observada a população. Demétrio informou que muitos casos tem ligação com transtornos mentais e em outros casos, familiares não conseguem identificar os sintomas, não levam a sério ou até mesmo não acreditam que a pessoa possa cometer. Com a Educação Permanente da Prevenção ao Suicídio há um fortalecimento das ações da rede municipal de saúde na prevenção em Parnaíba.
Fonte: CCom