Um Tamanduá-mirim foi resgatado nesta terça-feira (09) no bairro Joaz Souza, em Parnaíba. Ao chegar no local, a polícia encontrou o animal acuado e muito arisco. De acordo com a polícia, o animal fugiu possivelmente devido às queimadas ou ameaças em seu habitat natural e acabou se refugiando nesta casa em construção. Trata-se de uma espécie em extinção.
Com o uso de técnicas adequadas, os policiais realizaram o procedimento de resgate e encaminharam o animal ao Ibama. O Tamanduá-mirim, popularmente conhecido como Mambira, foi então identificado.
A polícia orientou a população a comunicar a Polícia Militar através do número 190 sempre que encontrarem animais silvestres em suas residências. O Batalhão Ambiental é responsável pelo resgate desses animais e por levá-los aos locais apropriados.
A polícia reforça a importância de não maltratar esses animais, pois eles podem se tornar agressivos em situações de estresse.
O Tamanduá-mirim tem corpo que mede entre 87 e 110 cm e pode pesar até 7 kg, com uma cauda preênsil. Apresenta coloração predominantemente amarelada, com duas manchas pretas que se estendem dos ombros até a região posterior do corpo. A cabeça tem um focinho alongado e uma língua longa e protrátil.
Em caso de crime ambiental, poluição sonora e maus tratos de animais, denuncie.