Vinte e quatro representantes de Tribunais de Contas do país participam, nesta terça-feira (27), no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), de reunião da Rede InfoContas (Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo) para discutir como as informações estratégicas e a cooperação entre os órgãos de controle podem ser utilizadas para aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização do uso do dinheiro público e o combate à corrupção.
A reunião integra a programação do I Simpósio de Inteligência Institucional do TCE-PI, que se estende até sexta-feira (2 de março) e tem por objetivo discutir a aplicação da inteligência institucional como ferramenta de combate à corrupção na gestão pública. Criada há cinco anos, a Rede InfoContas congrega todos os Tribunais de Contas do país e tem por objetivo compartilhar conhecimento e estimular a cooperação entre os órgãos de controle externo.
É a primeira vez que a InfoContas se reúne no Piauí. Na abertura do encontro, o presidente do Comitê Gestor da Rede, conselheiro Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), disse que a reunião tem por objetivo discutir formas de aplicar a inteligência institucional no controle externo. “Vamos apresentar exemplos práticos e discutir como trabalhar a inteligência institucional e as informações estratégicas dos Tribunais e outros órgãos para dar mais eficácia ao controle externo”, disse. Ele também destacou a importância da cooperação e compartilhamento de conhecimento entre os Tribunais de Contas e outros órgãos de controle.
O presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, agradeceu a presença dos representantes dos Tribunais e disse que a reunião trará ensinamentos para fortalecer o controle externo e o combate à corrupção. A reunião tem a participação de diretores do TCE-PI e de representantes de outros órgãos de controle do Piauí, entre eles o coordenador do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), promotor Rômulo Cordão.
Fonte: TCE-PI