Para os amantes das artes cênicas, Parnaíba está bem servida com espetáculos de alto nível, neste final de semana. O projeto Palco Giratório, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (SESC), traz a Parnaíba, a Companhia de Teatro dos Dondrés (RJ) que se apresentará nesta sexta-feira (10), às 19h, no Teatro do SESC Avenida. O espetáculo “Instantâneos”, com entrada gratuita. A peça é a terceira, dos seis espetáculos que serão apresentados pelo SESC por meio do Palco Giratório.
“Instantâneos” é inspirado no Topeng – teatro e dança dos rituais do Bali, na Indonésia e no teatro popular brasileiro. Mas avança para o futuro ao passar pelas evoluções do espaço cênico contemporâneo. Investiga em sua encenação o princípio artesanal desses dois universos suas cores vibrantes e seus ritmos tradicionais.
O espetáculo aborda o ser humano e suas relações por meio de situações cotidianas. No palco, cinco atores vivem diferentes máscaras, revelando de forma simples e lúdica o modo como habitamos o mundo.
No sábado (11) e no domingo (12), o teatro do Sesc apresenta a mostra Cia Solos & bem Acompanhados com dois espetáculos “Pois é, Vizinha” e “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, respectivamente, com início às 20h (inteira R$ 8,00 e meia R$ 4,00)
Com mais de 580 apresentações, mais de 200.000 espectadores, mais de 10 prêmios recebidos e mais de um milhão de gargalhadas, Pois é, Vizinha…, uma adaptação do texto “Una Donna Sola”, de Franca Rame e Dario Fo (Prêmio Nobel de literatura 1997), conta a estória de Maria, uma dona-de-casa trancada em casa pelo marido “gauchão”.
Um dia ela se depara com uma vizinha do prédio em frente, e desabafa. O público se diverte, se identifica, repensa e questiona a própria vida. A comédia já participou de reconhecidos festivais e projetos, entre eles o Lâmpada Mágica AES Sul e Palco Giratório SESC. Foi o primeiro espetáculo gaúcho a virar curta-metragem na primeira edição do “Histórias Curtas” da RBS TV (afiliada Rede Globo), em 2001.
Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana é um espetáculo híbrido – cômico / lírico / poético – no qual a atriz Deborah Finocchiaro, numa junção entre a fala, o gesto, a poesia, as artes plásticas e a música, conta, interpreta e canta textos, poemas e trechos de entrevistas de Mario Quintana, falando sobre o amor, a morte, os acordos sociais, a guerra, o progresso, a destruição do meio ambiente, o consumo, a mídia, as religiões e, principalmente, a valorização da vida. Estreado em 2006, vem percorrendo vários estados brasileiros (AP, MG, MA, SE, CE, DF, PB, PE, MS, GO, RJ, SP, PR, SC, RS). Também já participou de vários festivais importantes, entre eles o CENACONTEMPORÂNEA (Brasília/DF), FILO – FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA, PORTO ALEGRE EM CENA, GOIÂNIA EM CENA, JANEIRO DOS GRANDES ESPETÁCULOS (Recife/PE), FESTCAMP (Campo Grande/MS), entre outros.
Fonte: Ascom SESC e Cia Solos & Bem Acompanhados