O presidente Michel Temer comanda, nesta quinta-feira (12), a primeira reunião com seu novo ministério. Nesta semana, onze ministros foram nomeados e Temer fez uma cerimônia de posse de dez dos novos titulares.
Todos eles já atuavam no governo seja como ministro interino, secretário-executivo da pasta em que assumiu a liderança, ou titular de outro ministério. Em discurso no evento, o presidente Michel Temer destacou essa continuidade.
“Nós não interrompemos a administração. Nós praticamente, ao escolhermos o ministério, mantivemos a mesma composição político-partidária congressual”, afirmou para a plateia de convidados. A reunião desta quinta deve reforçar esse discurso de manutenção dos objetivos e metas da atual gestão.
A reforma ministerial foi motivada pelas eleições deste ano. De acordo com a legislação eleitoral, os políticos interessados em disputar a campanha deveriam deixar o cargo até o dia 7 de abril. No momento, o governo de Temer conta com 29 ministros.
O Planalto ainda não informou os nomes dos substitutos de Sarney Filho (PV-MA) no Ministério do Meio Ambiente e de Moreira Franco, que trocou a Secretaria-Geral pela pasta de Minas e Energia.
A expectativa é de que o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte, fique como interino. Também seguem à frente de pastas como interino o general Joaquim Silva e Luna (Defesa) e Wagner Rosário (Transparência e Controladoria-Geral da União).
Fonte: G1