Terrenos eram revendidos com supervalorização após regularização fraudulenta no Cajueiro da Praia
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (25/09) a terceira fase da Operação Tratado de Tordesilhas, que investiga um esquema de grilagem de terras da União no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Cajueiro da Praia e em Parnaíba, expedidos pela Justiça Federal de Teresina.
As investigações apontam que pessoas de baixa renda, principalmente idosos, eram usadas para simular a posse antiga de áreas públicas. Com base nessa falsa posse, eram criados contratos fictícios de compra e venda para solicitar a regularização fundiária junto à Secretaria de Patrimônio da União. Após o processo, os terrenos eram desmembrados e revendidos com valorização que chegava a 15 mil por cento.
Esta nova etapa da operação busca reunir mais provas contra os envolvidos no esquema. Os suspeitos poderão responder por organização criminosa, falsidade ideológica, disposição de coisa alheia como própria e outros crimes que forem comprovados ao longo das investigações.