A comissão organizadora do concurso dos cartórios do Piauí deve homologar a lista de aprovados nos próximos dias após o Tribunal de Justiça do Piauí aprovar nesta segunda-feira (1º/10) o resultado do certame.
A decisão se dá após uma batalha judicial e com isso o concurso já dura cinco anos. Uma nova data para conclusão da etapa da prova de títulos deve acontecer, para em seguida ser realizada a convocação.
Uma grande quantidade de recursos atrasam o fim do certame. O aprovados aguardam a decisão desde 2013, enquanto a população sofre com os péssimos serviços dos cartórios disponíveis.
Ao todo, mais de 1.700 pessoas disputavam as 292 unidades e um problema na prova de títulos fez com que alguns candidatos entrassem na justiça para tentar reverter a situação.
O caso foi parar no Conselho Nacional de Justiça, que chegou a julgar pela legalidade de concurso.
O relator do processo no TJ-PI foi desembargador o Joaquim Santana.
CASO FOI PARAR NO STF
Em decisão publicada em setembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu um prazo de 15 dias para que o Tribunal de Justiça do Piauí informe sobre o cumprimento do decidido sobre a continuidade do concurso dos cartórios.
O ministro ainda, na decisão, diz que havendo fato novo que justifique orientação diversa, deverá o Tribunal informar as razões pelas quais o concurso estaria se afastando das decisões proferidas.
Fonte: 180graus