O Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) instaurou inquérito para responsabilizar os envolvidos na confusão registrada no duelo River-PI x Parnahyba, realizado no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI). O documento foi publicado no final da manhã desta quinta-feira. Três torcedores tricolores foram detidos e encaminhados à Central de Flagrantes após serem flagrados pela Polícia Militar arremessando latas e outros objetos na torcida adversária. Antes do início da partida, o ônibus da equipe azulina foi alvejado por pedras a caminho do estádio.
O tribunal designou o auditor Fellipe Roney de Carvalho Alencar para realizar a investigação, com base no artigo 81 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Na portaria, assinada pelo presidente José do Egito, as atitudes dos torcedores foram consideradas como “atos de vandalismo”. O prazo para conclusão do inquérito é de 15 dias, prorrogável por igual período.
O resultado das investigações poderá resultar em perda do mando de campo do River-PI ou multa ao clube, dependendo da denúncia oferecida pela procuradoria. Os torcedores identificados nas confusões também poderão ser punidos, impedidos de entrarem em estádios por até três anos.
– As provas materiais serão conhecidas. Creio que o TJD-PI terá uma posição de 30 a 40 dias. O que será apurado é quem é quem na confusão. Dependendo da denúncia, o clube pode ser punido e os torcedores conhecidos serão afastados de estádios segundo preconiza o Estatuto do Torcedor – explicou José do Egito.
As confusões entre torcidas registradas na partida fizeram com que a Polícia Militar do Piauí restringisse a entrada de grupos de torcedores nos estádios durante o estadual. A PM exigiu o cadastramento de todos os integrantes das organizadas (nome, endereço, idade, profissão, número de documentos pessoais e foto) para permitir o acesso aos estádios já na segunda rodada do Campeonato Piauiense.
Entenda o caso
Três torcedores tricolores foram detidos pela Polícia Militar e conduzidos à Central de Flagrantes de Teresina após o empate entre os dois times em 0 a 0, na tarde deste domingo, no Lindolfo Monteiro. De acordo com a PM, o trio foi visto arremessando latas e outros objetos na torcida do clube adversário. Antes do início da partida, o ônibus com 50 torcedores do Tubarão foi apedrejado durante o trajeto ao estádio. Ninguém ficou ferido.
Segundo relatos de torcedores do Parnahyba, o veículo estava acompanhado por uma guarnição da Polícia Militar quando foi interceptado por um grupo da torcida do River-PI na Avenida Miguel Rosa, centro da capital. Nesse momento, pedras foram arremessadas nos vidros do ônibus. Um boletim de ocorrência foi registrado na Central de Flagrantes.
Fonte: G1 Piauí