Um trabalho de fiscalização resultou na apreensão de quatro toneladas de peixe e 3.500 quilos de camarão. A ação aconteceu na tarde e na noite de quarta-feira (16) no posto fiscal do Retiro, na divisa do Piauí com Ceará. O fato aconteceu após a constatação da ausência do certificado de inspeção federal e também por falsificação de documento.
A apreensão aconteceu em três etapas, às 03h e 04h da tarde e às 07h30 da noite de quarta-feira. Os órgãos fiscalizadores seguiram em comboio para o aterro sanitário de Parnaíba, onde 7.500 quilos de pescado estavam sendo jogados em vala e seriam incinerados.
Os trabalhos eram feitos sob olhar dos moradores do lixão que reprovavam o descarte de peixe, aparentemente, ainda bom para o consumo. Mas segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), o procedimento está correto para evitar a possibilidade de problemas de saúde aos prováveis consumidores.
A mercadoria que foi apreendida não era destinada ao Piauí, mas estava somente passando. Os peixes eram do Ceará com destino ao Maranhão e os camarões seguiam do Maranhão com destino ao Ceará.
As fiscalizações e apreensões de mercadorias acontecem por determinação do Governo Federal. O resultado é sonegação ao governo, perda de renda que o pescado iria gerar e o desperdício de 7.500 quilos de pescado.