A Comunidade São João Batista, no alto do moreno localizado na Ilha Grande de Santa Izabel em Parnaíba, recebe o apoio de voluntários, que acompanham, tanto as gestantes como seus filhos até os seis primeiros anos de vida. Periodicamente uma equipe da Pastoral da Criança realiza a Celebração da Vida, que são encontros onde mães recebem palestras orientadoras, de como proceder para uma melhor nutrição das crianças, que por sua vez tem o peso avaliado e participam de um momento recreativo com distribuição de lanche saudável.

Além da celebração à vida, a Pastoral da Criança realiza visitas domiciliares, onde dialogam com as mães no próprio local de convívio das crianças, o que amplia as possibilidades de monitoramento de seu desenvolvimento.

Segundo Cristiane, que já foi mãe atendida pelo projeto e hoje uma das responsáveis pelas ações naquela comunidade, essas atividades são executadas exclusivamente por voluntários que participam do cotidiano das famílias e contribuem da melhor forma possível com o trabalho da Pastoral da Criança.

Aproximadamente quarenta crianças são atendidas por sete líderes, mas segundo Cristiane, o número de voluntários precisa aumentar por conta da demanda de trabalho, o que viria a melhorar consideravelmente o serviço prestado.

Fonte: Ascom