Com o intuito de estimular o desenvolvimento da pesquisa na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Governo do Estado vem ampliando a quantidade de incentivos financeiros a professores e alunos que pretendem participar de eventos, bem como apresentar trabalhos científicos em outros estados, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre as universidades. A regulamentação dos critérios e normas para concessão de ajuda financeira para pagamento de taxa de inscrição, diárias e passagens foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de setembro do corrente ano.
Segundo o reitor Carlos Alberto, a instituição se empenhará cada vez mais para apoiar, acadêmica e financeiramente, as participações de docentes, discentes e servidores do corpo técnico-administrativo em eventos científicos, de capacitação técnico-administrativa e de representação institucional. Estarão aptos a concorrer os docentes, servidores e discentes da Uespi, sendo que aos docentes e técnicos poderão ser concedidas somente diárias e/ou passagens; enquanto aos discentes poderá ser concedida apenas ajuda financeira.
As solicitações deverão ser encaminhadas, com antecedência mínima de 45 dias da realização do evento, à Pró-Reitoria de Administração e Recursos Humanos (Prad), via Protocolo Geral, que as enviará à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (Prop) para a devida análise.
Os critérios para avaliação das solicitações de diárias, passagens ou ajuda financeira são: abrangência do evento científico: internacional, nacional ou regional e distância da cidade que sediará o evento. Os docentes com titulação de doutor deverão atingir pelo menos 60 pontos no Formulário de Produção Científica do Pesquisador, e, os docentes com a titulação de Mestre deverão atingir, pelo menos, 40 pontos no referido formulário. As indicações deste inciso serão aplicadas somente na participação do docente a partir do segundo evento científico no ano.
Fonte: CCom