Uespi de Parnaíba realiza curso de férias sobre Mulheres na Filosofia
O campus Alexandre Alves Oliveira, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) em Parnaíba, realiza o curso de férias “Vozes silenciadas: a presença das mulheres na Filosofia” entre os dias 10 e 15 de fevereiro. O curso está com as inscrições abertas no site do evento. A proposta de atividade almeja investigar o trabalho de algumas filósofas ao longo da construção da história da filosofia e perceber como a influência feminina foi importante para o desenvolvimento do pensamento filosófico.
O curso pretende apresentar as vozes, muitas vezes, pouco ouvidas das mulheres em discussões filosóficas fundamentais. Ele será ministrado unicamente por mulheres, professoras da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí (UFPI), de modo a alcançar um público amplo, de alunos e da comunidade interessada em compreender um pouco mais da presença feminina no percurso do pensamento ocidental.
A professora e uma das organizadoras, Solange Costa, afirma que ainda dentro das universidades e outras instituições de ensino pouco trabalha-se com mulheres na Filosofia, então essa é uma questão histórica. “Infelizmente, por mais que nós tenhamos uma grande porcentagem de mulheres filósofas, pouco se fala da história delas. Nesse sentido, esse curso objetiva dar visibilidade a essas mulheres para que os estudantes do curso de Filosofia e outros cursos tenham acesso a esses textos”, diz.
A programação conta a cada dia com, durante uma semana, uma professora diferente que trabalhará com textos de uma filósofa, totalizando cinco professoras ministrantes e cinco filósofas estudadas. O curso ocorrerá de forma dialogada, baseada em textos e discussões que serão previamente disponibilizadas para os alunos inscritos.
A professora Adriana Alves de Lima Lopes irá discutir sobre “As mulheres na Grécia Clássica”. A proposta pretende ressaltar a relevância dessas mulheres a partir dos aspectos de sua biografia, historicidade, formação intelectual. “Discutiremos sobre a condição feminina a partir de três pensadoras: Safo de Lesbos, poetisa lírica e sua conexão com o pensamento filosófico; Aspásia de Mileto, professora, filósofa, estudiosa da retórica e conhecida como prostituta; Diotima de Mantinéia, sacerdotisa e filósofa, de grande contribuição para a filosofia socrática”, conta.
O curso conta com a carga horária de 60 h/a e tem 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou no evento até quando houver vagas.
Fonte: CCOM