Uespi e SESAPI: reunião discute acordos para aquisição de equipamentos odontológicos e realização de Residência em Buco-maxilo-facial.
Representantes da Universidade Estadual do Piauí estiveram presentes ontem (13) na SESAPI (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí), em reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa. A reunião serviu para selar dois importantes acordos de cooperação entre as instituições. No encontro, UESPI e SESAPI finalizaram detalhes para a execução de um termo de cooperação técnico-científica, referente à cessão de equipamentos para a modernização de consultórios odontológicos do curso de Odontologia da UESPI/Parnaíba e para a oferta da Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial na Faculdade de Medicina da UESPI (Facime). Paulo Henrique Pinheiro, Pró-reitor Adjunto de Ensino e Pós-graduação da UESPI, e Rosineide Candeia, Diretora do Campus de Parnaíba, representaram a UESPI na ocasião.
Modernização dos consultórios odontológicos
A Faculdade de Odontologia e Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (Facoe) conta com vinte consultórios destinados à prática de discentes do curso de Odontologia. Com o termo de cooperação assinado, todos os vinte laboratórios receberão equipamentos de última geração. Em troca, a Facoe irá prestar serviços odontológicos à comunidade. A perspectiva é de que os equipamentos sejam entregues até o início do período letivo, em março. “O Secretário confirmou de fato que vai adquirir os equipamentos. Agora vamos começar a fase de levantamento de preços para que possamos fazer a aquisição imediata”, declarou o Pró-reitor adjunto da PREG, Paulo Henrique Pinheiro.
Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
A Residência é uma necessidade tanto da IES como do estado do Piauí. A mesma tem como objetivo a capacitação de alunos da Faculdade de Medicina da UESPI (Facime) para atuarem em uma importante e carente área da saúde local. “Temos poucos profissionais da área no Piauí. Com a Residência, serão beneficiados alunos e a população em geral porque com acidentes de moto, principalmente, há muitos politraumatismos e quem tem a capacidade de tratar dessas lesões é o cirurgião buco-maxilo-facial”, destacou Paulo Henrique.
Na reunião, ficou firmado que o edital anunciando a abertura de vagas para a Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial será lançado em janeiro de 2017. Serão ofertadas 4 vagas. O Secretário de Saúde receberá representantes da UESPI, na próxima semana, para tratar novamente sobre a pauta.
Fonte: Jornal da Parnaíba