Preparativos da Escola Unidos da Ponte

Desde 2003 a escola de samba Unidos da Ponte vai à avenida para mostrar samba e criatividade em seus enredos, alas, carros alegóricos e em tudo o que produz. Segundo Ivaldo Ferreira a Unidos da Ponte surgiu a partir de um grupo de amigos vindos de outras experiências com a escola de samba Águia do Samba, então coordenada por Zequinha Carvalho. Nesta mesma escola surgiram, segundo ele, vários outros carnavalescos como dona Rosário, Laura, Cesário, dentre outros nomes.

Com o tema “Bahia: cultura e candomblé”, a Unidos da Ponte promete levar cerca de oitocentos participantes para a Avenida São Sebastião, em um grandioso desfile como os que lhes renderam quatro títulos de campeã no carnaval de Parnaíba. Ivaldo Ferreira ressalta a ampla abrangência da participação de integrantes de diversas comunidades como Mendonça Clarck, São Vicente de Paula, Ilha Grande de Santa Izabel, Bairro São José e Bairro Piauí, além dos filhos de participantes veteranos que acabam por integrar o grupo carnavalesco.

A escola de samba mantém uma equipe fixa e conta com a colaboração de muitas outras pessoas que agregam-se ao processo de produção, ao longo de um ano inteiro de desenvolvimento de fantasias, adereços, combinação de cores e formas e de muito trabalho artesanal em galpões e oficinas de criação na Rua 07 de janeiro, no Bairro Mendonça Clarck.

Janaína afirma que a cada ano recebem e executam com muito empenho a tarefa de transformar em realidade as idéias de cada novo enredo. De acordo com Laura, todos da Unidos da Ponte são verdadeiros guerreiros e vencedores por levarem à avenida desfiles cada vez mais bonitos.