É rotina imprescindível fora de casa ou em ambientes fechados, a máscara tem resguardado as pessoas das infecções respiratórias e o incentivo do uso tem salvo vidas. O meio de prevenção mais eficaz está na vacinação; contudo muita gente está atravessando a pandemia com mais seguro, devido ao uso deste Equipamento de Proteção Individual que seja de tecido ou cirúrgica, a máscara requer que seja bem usada. “A OMS também usa o bom senso, sabe que fala para o mundo todo, e a gente sabe que populações tem dificuldades, como fatores econômicos diferentes, ela preconiza que alguma é melhor que nenhum máscara”, esclareceu a virologista Drª Anna Toledo.

 

A pandemia da Covid-19 não tem previsão de encerrar; mas o avanço das vacinações são importante indicativo na finalização desta doença contagiosa que flagela o mundo. É importante entender e se acostumar com o uso da máscara mesmo após a vacinação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o uso de mascaras N95 e PFF2 por serem as mais seguras.

 

Uma pessoa que usa máscara protege tanto a si quanto ao quem está próximo. Esta é uma realidade com grande concordância pelas autoridades de saúde e sentida pelas pessoas responsáveis. “A NR95 e a PFF2 são muito indicadas para quem está em ambientes fechados, tanto que em alguns lugares o uso é obrigatório delas, em ambientes abertos não tem tanta necessidade de ser NR95 pode ser mascara cirúrgica”, explicou Anna Toledo.