A discussão sobre a obrigatoriedade do uso de simuladores pelos Centros de Formação de Condutores ganha novos rumos depois da pressão dos estados contrários à medida imposta pela Resolução nº 444/13, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Líderes dos partidos representados na Câmara Federal estiveram reunidos com a diretoria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ficou acordado que o órgão publicará nova Resolução para tornar facultativa a utilização desses equipamentos.
De acordo com o deputado federal Jesus Rodrigues, existe um entendimento para que o próprio Denatran revogue a Resolução nº 444/13. “Caso isso não ocorra até a próxima quinta-feira, dia 5, data estabelecida pelo Denatran, daremos prosseguimento à tramitação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1263/13, que acaba com a obrigatoriedade”, garante o parlamentar, que está responsável pela relatoria do PDC na Comissão de Viação e Transportes da Câmara.
No Piauí existem 135 autoescolas e nenhuma possui simulador, apesar do Contran determinar a adequação de todas elas até o dia 30 deste mês. De acordo com o presidente do SINDAEPI – Sindicato das Autoescolas e Centro de Formação de Condutores do Estado do Piauí, Igo Camarço, um único simulador custa R$ 45 mil e mesmo que as empresas decidam por não comprar o equipamento, mas adotar regime de concessão, o custo teria que ser repassado aos clientes, elevando o valor da carteira de habilitação em aproximadamente 48%.
“O simulador não traria nenhuma melhoria significativa para o trânsito. É apenas um videogame, não tem qualidade didática. Em contrapartida, representaria uma grande dificuldade para aquelas pessoas que desejam tirar habilitação para concorrer ao primeiro emprego, devido ao valor da carteira, que chegaria a quase R$ 2 mil”, explica Igo Camarço.
Pela resolução vigente, a prática no equipamento deve ter carga horária total de 5 horas, divididas em aulas de 30 minutos, com intervalo de 30 minutos, e ser ministrada após o início da parte teórica e antes da expedição da Licença para Aprendizagem de Direção Veicular.
Fonte: Assessoria de Imprensa Dep. Jesus Rodrigues