A vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola, varicela e agora catapora) substituirá a vacina tríplice viral.

A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está realizando reunião técnica com os municípios do Estado para a implantação da vacina tetra viral. A previsão é que até o dia 19 de setembro todos os municípios tenham recebido a capacitação e a partir disso esteja disponível a vacina que nesse momento será exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que tenham recebido a 1ª dose da vacina tríplice viral.

A vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola, varicela e agora catapora) substituirá a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para as crianças de 15 meses de idade. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, a vacina será distribuída junto com a rotina mensal de imunológicos em todas as redes de Frios Regionais. “Essa vacina ficará como parte da rotina do calendário de imunização, por isso, neste momento, não haverá campanha e dia D por parte do Ministério da Saúde”, comenta a coordenadora.

A ampliação do calendário de básico de vacinação da criança por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) é uma política do Ministério da Saúde para o ano de 2013. A introdução da vacina tetra viral evitará complicações da varicela (catapora) que quando não tratada, pode levar a óbito, além de intensificar o público alvo na prevenção, controle e eliminação do sarampo, caxumba e rubéola.

Com a introdução da vacina tetra viral, o PNI visa reduzir o número de injeções em um mesmo momento, bem como buscar uma melhor adesão à vacinação e consequentemente, melhoria das coberturas vacinais.

Fonte: Sesapi