A campanha nacional de imunização contra a influenza terá início no dia 7 de abril. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (21) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, data em que as primeiras doses começaram a ser distribuídas para os estados.
O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indivíduos com deficiência, profissionais da saúde, professores, entre outros.
Ao receber a primeira remessa de vacinas destinadas ao Distrito Federal, Padilha ressaltou que o imunizante protege contra três tipos de vírus influenza e contribui para a redução de casos graves e óbitos associados à doença.
Estados e municípios que receberem as doses antes do prazo oficial têm autonomia para antecipar a vacinação. No Distrito Federal, por exemplo, a aplicação deve começar já na próxima terça-feira (26).
A expectativa é que até o fim de março sejam distribuídas cerca de 35 milhões de doses. O ministro também desmentiu informações equivocadas sobre a vacina, reforçando que o imunizante não causa gripe. Segundo ele, muitas pessoas já estão infectadas no momento da aplicação e acabam associando a imunização ao surgimento dos sintomas.