As vacinações contra a Covid-19 seguem conforme a disponibilidade de doses, o que não está a contento frente às expectativas da população. A Coordenação de Imunização de Parnaíba tem trabalhado na aplicabilidade das doses. Desta vez a novidade está na descentralização das vacinações. Mas diante da pouca oferta e zelo para não haver desperdícios ser vacinado requer agendamento.

 

As vacinações para pessoas com 78 e 79 anos de idade começaram nesta segunda-feira (22/03) nos Postos de Saúde de Parnaíba. Antes eram centralizadas em cinco postos para a população e na Prefeitura para profissionais de saúde.

 

Para tanto, é preciso fazer agendamento para que os idosos sejam vacinados. É imprescindível apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. A descentralização se deve a modalidade drive-thru ter cumprido seu papel junto às pessoas de mais idade.

 

Segundo o coordenador de Imunização, Charles Lima, o agendamento se deve ao formato como as doses são disponibilizadas, sendo dez por frasco e devem ser aplicadas todas em menor tempo para não haver desperdício. Ainda segundo Charles todas as doses disponibilizadas são aplicadas conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

 

A novidade é de que quando chegavam as doses das vacinas, era guardada a segunda dose para o público imunizado. Agora a determinação é a de que todo o lote que for ofertado seja aplicado a fim de ampliar a cobertura. Desta forma, a responsabilidade de assegurar a segunda dose, aos já vacinados, fique por conta do Governo Federal.