O prazo final para a validação das inscrições dos professores que se pré-inscreveram na Plataforma Freire é sexta-feira (28), e não será prorrogado. A Gerência de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Gefapi) solicita a colaboração para que as secretarias municipais de Educação não deixem de validar as inscrições. Dados divulgados pela Capes informam que um total de 19.956 professores se pré-inscreveram nos cursos ofertados em todo o Brasil.
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009, com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.
De acordo com Ana Maria Almeida, gerente de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, o plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de Educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. “O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas”, afirma Ana.
O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.
Fonte: CCom