“Vax” foi eleita nesta segunda-feira como Palavra do Ano pelo Dicionário de Oxford (OED). O termo é uma abreviação para “vacina” em inglês e foi muito utilizado por conta das campanhas de imunização contra a Covid-19.

 

A editora sênior do OED, Fiona McPherson disse ao New York Times, que trata-se de “uma palavra curta, contundente e que chama a atenção”. À BBC, afirmou que a escolha foi “óbvia”, pois causou “um impacto mais impressionante”.

 

— É uma palavra que remonta pelo menos à década de 1980, mas de acordo com nosso corpus, raramente foi usada até este ano. Somando a isso tem a sua versatilidade em formar outras palavras, como vaxxie, vax-a-thon, vaxinista. Fica claro que vax era o destaque —  ressaltou.

 

A Palavra do Ano é baseada em evidências de uso retiradas do corpo continuamente atualizado do dicionário com mais de 11 bilhões de palavras, coletadas de fontes de notícias em todo o mundo de língua inglesa. O objetivo da seleção é “refletir o ethos, humor ou preocupações” do ano anterior, avaliando também o “potencial duradouro como termo de significado cultural”.

 

Em 2020, também por conta da Covid-19, a organização abandonou a seleção de uma única palavra em favor de destacar o efeito linguístico rápido e repentino da pandemia do coronavírus no inglês. Na ocasião, foram destacados termos como  “pandemia”, “covidiots”, “Blursday” (que captura a forma como os dias da semana se confundem entre si) , “Black Lives Matter“, “Juneteenth”, “descolonizar” e “aliado”.

 

Fonte: O Globo