O objetivo da visita, foi conhecer a Serrada Capivara e tratar da possibilidade da CSN contribuírem para a manutenção do parque.
A a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, visitou, neste sábado (15), o município de São Raimundo Nonato, onde apresentou os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara aos empresários Bejanmin Steinbruch, presidente da Companhia de Siderúrgica Nacional (CSN), e Luis Champalimaud. A visita teve como objetivo conhecer os vestígios humanos do homem das Américas, bem como tratar sobre os potenciais investimentos na região.
“O objetivo dessa visita, de iniciativa de Bejanmin Steinbruch, foi conhecer a Serrada Capivara, as pesquisas da professora Niéde Guidon e tratar da possibilidade da CSN e de outros empresários ligados ao setor investirem e contribuírem com a manutenção do parque por intermédio e incentivo da Lei Rouanet”, declarou Margarete Coelho.
“A Fundação do Museu do Homem Americano (FUNDHAM) ficará responsável pelo projeto, que deverá ser acompanho de perto por nossos parlamentares para, em seguida, nós fazermos a captação de recurso por intermédio da CSN”, explicou a vice-governadora.
A lei Rouanet (lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) é uma lei federal de incentivo à cultura, que busca promover políticas de incentivos fiscais que possibilitem empresas e cidadãos aplicarem uma parte do imposto de renda devido em ações culturais.
Na ocasião, os empresários conheceram também as potencialidades da mineração na região. Os principais minérios ali encontrados, bem como os tipos de investimentos que podem ser feitos nesse setor, também foram apresentados pelo secretário de Mineração, Luiz Coelho, que destacou a proximidade da região, “A distância média entre os municípios e a Transnordestina é de cerca de 100 km e isso em termo de investimento é algo quase que irrisório e bastante viável”, afirmou Margarete.
Os secretários da Defesa Civil, Hélio Isaias, dos Transporte, Guilhermano Pires e da Mineração, Luiz Coelho, além da prefeita eleita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, participaram também das visitas e reuniões no Parque. “Os empresários ficaram encantados com a grandiosidade do Parque. Além disso, eles elogiaram desenvolvimento das pesquisas que são feitas pela equipe da FUMDHAM. Através dessas parcerias, nós vamos aprofundar também os investimentos na mineração da região para gerar emprego, renda e divisas para os municípios circunvizinhos”, finalizou a vice-governadora.
Fonte: Ccom