Embora pouco divulgada entre outras instituições de Parnaíba, as de ensino, sofrem frequentes ações de vândalos que buscam subtrair objetos. A Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança juntamente com a Coordenação da Vigilância Patrimonial de Parnaíba iniciaram este final de semana um trabalho de rondas que já surtiu efeitos como a apreensão de aparelhos que foram furtados do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) no bairro São Vicente de Paula e também a apreensão de uma peça de ferro e uma serrinha utilizados para realizar o furto qualificado.
Segundo Heleno de Souza Maia, secretário de Articulação com as Forças de Segurança, o perfil dos vândalos é de usuários de drogas que pretendem manter o vício. Pra tanto, se oportunizam da fragilidade das instituições, já que os vigias zelam, em primeiro lugar, pela vida. Após o trabalho da Vigilância Patrimonial junto com a população e a polícia resultou na apreensão dos aparelhos de som e vídeo, que foram entregues ao CRAS. Patrícia Gabriela Batista do Nascimento, coordenadora do CRAS São Vicente de Paula disse que ação da Vigilância Patrimonial transfere mais segurança as pessoas e ao patrimonial.
A Vigilância Patrimonial em parceria com a sociedade pode combater as ações de vândalos que depredam o patrimônio público de Parnaíba. Neste último final de semana a Vigilância Patrimonial iniciou um trabalho permanente de rondas na cidade para intimidar a ações dos mal intencionados.