Com duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, o Piauí encerrou, nessa quinta-feira (29), a participação nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa, na Paraíba, na modalidade infantil coletiva de 12 a 14 anos. Agora, são 14 medalhas, incluindo as 12 no individual – 4 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. A próxima etapa, o infanto, de 15 a 17 anos (individual e coletiva), também na capital do esporte estudantil do país, será em novembro de 2016.
A medalha de ouro inédita do Piauí foi da escola campeã Santo Afonso Rodriguez, de voleibol masculino da terceira divisão, conquistada no tie break, por 3 a 2, contra o time do Espírito Santo. O confronto registrou empate de 2 a 2 nos quatro primeiros sets. E na decisão do ouro, o time comandado pelo treinador Antônio Eduardo Martins Amorim levou a melhor sobre os capixabas e venceu por 15 set a 8. O título de campeão levou o vôlei piauiense para a segunda divisão em 2017.
Já, o handebol masculino da primeira divisão teve como vice-campeã a Escola Municipal Paulo Nunes, dirigido pelo técnico Juliano Ramos, que deixou escapar a medalha de ouro por um ponto. Na decisão contra a forte equipe de Minas Gerais, o placar foi de 15 a 14. O time piauiense permanece na elite do voleibol para os Jogos da Juventude em 2017.
Sobre a campanha das outras modalidades, em João Pessoa, o handebol feminino, da Unidade Escolar Júlia Nunes Alves, caiu da segunda para a terceira divisão, em virtude dos resultados, tendo em vista que não venceu nenhum dos quatro jogos. O basquetebol masculino do Colégio Diocesano continua na terceira divisão, pois não ganhou nenhuma partida de seus quatro adversários. O futsal masculino da Unidade Escolar Armando Burlamaqui, da cidade de Colônia do Piauí, também não pontuou e permanece na terceira divisão. Por fim, o voleibol feminino, do Colégio Einstein, não se classificou e continua na terceira divisão. Em suas participações, perdeu os três primeiros jogos, mas venceu o último, Goias, por 2 sest 1.
O Piauí, categoria infantil de 12 a 14 anos na modalidade coletiva, contou em João Pessoa (PB) com o apoio do Governo do Estado, Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fonte: CCOM