wdiaseuropaDe volta ao Piauí, após viagem à Europa, onde buscou investimentos para o Estado, o governador Wellington Dias analisou como positiva a agenda administrativa na Alemanha e em Portugal.

Na Alemanha, o governador se reuniu com representantes do banco de desenvolvimento Alemão, KfW e com a direção da empresa de consultoria Macs Energia e Água, sediada em Frankfurt. A empresa manifestou interesse em integrar a implantação de novos investimentos do banco KFW no estado do Piauí.

“Nosso objetivo é captar recursos a serem investidos no estado na área de saneamento básico e abastecimento d’água. São 4,7 bilhões de reais. Destes, 3,5 oriundos do setor privado e 1,2 do setor público, sendo metade do governo do Estado e a outra fatia fruto de parcerias com o Governo Federal. O objetivo é garantir as condições de oferecer de levar água com qualidade para onde já temos, melhorar o sistema e alcançar as comunidades rurais”, explica Dias.

Toda a rede, composta aproximadamente por 218 municípios, garantindo o atendimento de qualidade nos próximos dez anos. Já em fevereiro, tanto executivos do banco KfW quanto da Macs, estarão no Piauí para sacramentar o negócio.

Em Portugal, os diálogos trataram de investimentos na área de ferrovias e a atração de novas linhas aéreas. “Conversamos com a TAP Portugal Linhas Aéreas, que já voa para Fortaleza e para o Recife. Queremos a empresa atuando também no Piauí, em especial para Teresina, São Raimundo Nonato e Parnaíba”, pontua Wellington Dias.

Na área de infraestrutura, o Governo acenou para a opção de PPPs na conclusão da rodovia Transcerrados e em ações voltadas para o turismo.

Fonte: CCOM