O governador Wellington Dias (PT) deve indicar nesta semana o nome do novo líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí. Exercendo a liderança interinamente, o deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) informou a ODIA que a partir de hoje (06) o governador começa a conversar com os parlamentares e até o final de semana deve indicar um nome. Arcoverde já tinha confirmado que propõe o nome de algum petista para exercer o cargo.
Arcoverde assumiu a liderança após Fábio Novo (PT) renunciar ao posto no início de março. O parlamentar petista baseou sua decisão alegando querer exercer seu mandato sem amarras. Com quase 100 dias no Governo, Wellington Dias ainda não conseguiu ter uma base política sólida no parlamento estadual e, a cada votação importante, precisa negociar diretamente com parlamentares, já tendo se reunido com os principais nomes da oposição na Assembleia.
De fevereiro para cá, o governador amarga derrotas na disputa pelo controle da presidência da Assembleia, nas principais comissões da Casa e provavelmente terá dificuldade de exercer grande influência nas eleições para escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, realizada pelo parlamento. O próprio Júlio Arcoverde falou a ODIA que espera que o governador deixe a disputa para ser resolvida entre os deputados, tendo em vista que os dois principais nomes – os ex- -deputados Kléber Eulálio e Mauro Tapety – não votaram em Wellington para governador.
Entre os nomes mais cotados para assumir a liderança do Governo na Assembleia, está o de Cícero Magalhães (foto acima) (PT). Petista histórico e parlamentar experiente, ele possui amizade com todos os parlamentares e sabe ocupar a Tribuna da Casa para defender os interesses do Governo.
Fonte: Jornal O Dia