O governador Wilson Martins se reunirá na manhã de sexta-feira com o senador Wellington Dias (PT) e empresários do setor de energia renovável que querem investir no Piauí.
A reunião está marcada para às 8h e o governador Wilson Martins admitiu na quinta-feira que, depois, vai discutir com Wellington Dias para que seja candidato à Prefeitura de Teresina representando os partidos da base aliada.
“Você acha que eu não vou falar sobre o assunto? Eu vou f alar”, declarou Wilson Martins quando indagado se iria tentar influenciar para que o senador Wellington Dias dispute a Prefeitura de Teresina.
Wilson Martins falou que os empresários com que se reunirá, acompanhado de Wellington Dias, é do setor energético que querem investir em produção e transformação de energia.
“São investimentos em vários tipos de energia como a solar, biocombustíveis”, falou o governador Wilson Martins.
O governador Wilson Martins e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participam na manhã desta sexta-feira, às 10h, da entrega de 90 retroescavadeiras a 94 municípios piauienses. O evento acontece no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), na Avenida Marechal Castelo Branco em Teresina.
O ministro Pepe Vargas apresentará ao Governo do Estado a Rede Brasil Rural (uma ferramenta virtual de comercialização de produtos da agricultura familiar) e o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). No local, será montada uma unidade móvel de atendimento do PNDTR.
Agricultoras familiares da região poderão receber, gratuitamente, documentos civis, trabalhistas e previdenciários. Dessa forma, poderão acessar os diversos programas do ministério.
As máquinas serão utilizadas na recuperação e construção de estradas vicinais e vão ajudar no combate a estiagem com a construção de barragens. Para Francisco Cunha Lopes, presidente da Cooperativa Agroindustrial da Agricultura Familiar do Território Entre Rios, conta que as maquinas chegam em uma boa hora. “Como as estradas estão muito ruins, o transporte dos produtos é bem demorado. Assim, as frutas machucam bastante e, com isso, perdemos venda”, falou.
Dos municípios beneficiados, seis receberão as máquinas em consórcio. O delegado federal do MDA no estado, Pedro Calisto de Oliveira, afirma que os equipamentos vão contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar. “O Piauí está carente de máquinas. E o bom é que a retroescavadeira é muito versátil, ela desempenha três importantes funções: escava, enche buracos e espalha o material. As máquinas serão fundamentais para a recuperação das estradas, por onde escoam os produtos da agricultura familiar, e, também, para combater a seca. Com elas poderão ser construídos, por exemplo, tanques de peixes para serem comercializados pelos agricultores”, declarou..
O Piauí foi o segundo Estado a receber o maior número de máquinas do programa, só fica atrás do Rio Grande do Sul que em 2011, recebeu 114 máquinas. Minas (88), Bahia (60) e Ceará (56) ficaram atrás. O programa já entregou 484 tratores em 498 municípios. O objetivo do MDA é doar, neste primeiro semestre, o total de 1.275 máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras a 1.299 municípios de todo o país.
Recentemente, a presidenta Dilma Rousseff anunciou a doação de retroescavadeiras para mais 3.591 municípios com até 50 mil habitantes e de mais 1.330 motoniveladoras. O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abrirá confirmação de interesse a partir de junho para os municípios que se enquadram nos critérios estabelecidos: ter menos de 50 mil habitantes e não pertencer a regiões metropolitanas. As novas medidas devem somar mais de R$ 1 bilhão em compra de máquinas.
Meio Norte