Wellington participa de comemoração pelos 120 anos do TCE e destaca papel do tribunal
O governador Wellington Dias participou, nesta sexta-feira (30), da sessão solene comemorativa aos 120 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE), no plenário do tribunal. Na oportunidade, foi entregue o Colar do Mérito do TCE/PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti para 15 autoridades e personalidades com relevantes serviços prestados ao controle externo e à administração pública. A vice-governadora Regina Sousa também participou da solenidade.
O TCE/PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros, sendo criado em 1º de julho de 1899 e instalado um mês depois. O presidente do tribunal, conselheiro Abelardo Vilanova, conta que o TCE vem exercendo com êxito seu papel de fiscalizador, buscando sempre o aperfeiçoamento ao longo dos anos.
“O Tribunal de Contas do Piauí é o primeiro da República dos estados, o primeiro a ser criado e está comemorando 120 anos de existência com essa solenidade comemorativa. Sua principal função é verificar a receita e despesa, bem como a aplicação dos recursos públicos. O tribunal vem modificando o seu papel de fiscalização, estamos saindo de uma fiscalização puramente de conformidade, tentando modificar por funções: da educação, da saúde, e o resultado dessas políticas públicas, ou seja, o gestor escolhe a política pública e o tribunal está tentando verificar um resultado mais eficaz em benefício da população”, destaca o presidente.
O governador ressaltou a importância do TCE/PI para o estado, o órgão tem sido referência no país. “O Tribunal de Contas do Estado do Piauí está entre os primeiros a trabalhar essa experiência do controle das contas e amadureceu ao longo do tempo. Se destaca como um dos tribunais melhor organizados do Brasil, que tem a missão de cuidar do controle das contas do Estado e dos 224 municípios e faz isso já ao longo da história com muita competência aperfeiçoada, com uma equipe técnica de muita qualificação e, hoje, sob a direção do presidente Abelardo. É uma alegria para todos nós piauienses comemorarmos esse momento importante. São 120 anos de uma experiência respeitável para o Piauí e para o Brasil”, disse Wellington.
Além de órgão fiscalizador, o Tribunal de Contas do Piauí exerce ainda o papel de formador, ofertando sempre qualificações e troca de experiências entre os órgãos e gestores. “Um dos grandes pontos do Tribunal de Contas é a preocupação em preparar aqueles que ele acompanha, criando, assim, profissionais com muita qualidade em todas as áreas. Isso é um trabalho que eu diria que tem um maior efeito preventivo, é claro, trabalha sempre as formas de auditorias, as formas de acompanhamento e as formas, inclusive de punição quando necessário, mas o ponto principal é a prevenção”, afirmou o chefe do Executivo piauiense.
Fonte: CCOM