Wilson Martins e o professor doutor Michael Metzner

O governador Wilson Martins assinou, na terça-feira (16/04), em Berlim, um acordo de cooperação técnico-científica do Governo do Piauí, através da Universidade Estadual (Uespi), com o Unfallkrankenhaus Berlim (UKB), hospital alemão de referência na área de traumatologia e ortopedia. O acordo já garante de imediato a contratação para a Uespi de um professor visitante, que durante um ano estará ministrando aulas e pesquisando dentro da Faculdade de Ciências Médicas (Facime) da universidade estadual.

O contrato foi formalizado em solenidade em Berlim, com a presença do governador Wilson Martins, do secretário da Educação, Átila Lira, e dirigentes do UKB, além do professor-doutor Michael Metzner, o especialista que estará desembarcando em Teresina no fim de junho. Michael ficará no Piauí por um ano, iniciando uma cooperação que Wilson Martins deseja que seja bem mais ampla.

“Estamos iniciando essa cooperação com a chegada, ao Piauí, de um especialista alemão, mas queremos que seja uma relação nos dois sentidos: o Piauí também mandando alunos e pesquisadores para estâncias na Alemanha”, disse Wilson. Para o governador, esse tipo de cooperação é fundamental no fortalecimento do setor de saúde, qualificando ainda mais os profissionais da área.

Ele explica que a opção primeira por um especialista na área de traumortopedia se deu em razão da verdadeira calamidade que acontece todos os meses, como o alto número de acidentes com veículos que geram sérios problemas nesta área. “Mas queremos que especialistas de outras áreas também possam vir, sempre pensando em qualificar ainda mais o setor de saúde do Piauí, que já é uma referência para o Nordeste e mesmo para o Brasil”, disse o governador.

UKB é referência na Europa

O UKB é referência em atendimento em ortopedia e traumatologia na Alemanha e na Europa. Conta com oito unidades em todo o país, sendo o de Berlim o principal. O UKB dá cobertura aos 40 milhões de alemães amparados pela previdência social. Vale lembrar, os casos de traumortopedia formam a maior parte dos atendimentos emergenciais no país, cabendo ao UKB o atendimento geral, em especial o de maior complexidade.

Para o professor-doutor Axel Ekkernkamp, chefe do UKB, a parceria que se forma com o Piauí tem grande importância para o hospital, que amplia sua experiência e seus estados, além de poder experimentar situações diversas da alemã. “Estamos felizes da concretização dessa parceria”, disse Ekkernkamp, lembrando que a cooperação com o Piauí estava sendo construída há algum tempo, mas que ganha novo ritmo em razão da decisão do governador Wilson Martins.

O professor Michael Metzner também se mostrou muito contente. E na solenidade já pode expressar algumas palavras em português, língua que vinha estudando há algum tempo. Na véspera, ele já havia acompanhado o governador Wilson Martins em visita ao Hospital das Forças Armadas em Berlim, que também deseja fazer cooperação com o Hospital da Polícia Militar do Piauí.

Wilson visita Hospital das Forças Armadas

No seu último dia na Alemanha, o governador Wilson Martins fez uma visita para conhecer a experiência do Bundeswehrkrankenhauser (BWK), o Hospital das Forças Armadas. Wilson foi recebido pelo diretor-geral do BWK, almirante Wolgang Titius, que fez uma explanação sobre a instituição e mostrou diversos setores do hospital de Berlim, um dos cinco mantidos pelas forças armadas alemãs. Mas o almirante Titius destacou que a maior parte dos atendimentos é de civis, já que o hospital se integra ao sistema de saúde alemão, com setor de emergência e áreas de alta complexidade. Ele quis saber se o Piauí conta com um hospital militar.

O governador Wilson Martins discorreu sobre o Hospital da Polícia Militar (HPM), que hoje realiza cerca de 800 cirurgias por mês e se firmou como fundamental para regular o sistema de saúde em Teresina. O próprio Almirante sugeriu que pudesse haver algum tipo de cooperação entre as duas instituições. Essa possibilidade ficou agendada para discussão como ampliação na relação com o UKB, incluindo o envio de profissionais e estudantes de saúde do Piauí para a Alemanha.

Fonte: Ccom