Dois dias após a fuga de 21 presos da Central de Flagrantes de Teresina, o governador Wilson Martins (PSB) comandou uma reunião de emergência com a cúpula da segurança pública do governo para discutir soluções que possam atenuar a crise no sistema prisional do Estado.
Foram quase quatro horas de reunião a portas fechadas no Palácio de Karnak. Mas, ao final do encontro, Wilson e o secretário de Justiça, Henrique Rebelo (PT), preferiram não dar qualquer declaração a respeito do problema.
Além deles, também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Robert Rios Magalhães (PDT), o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gerardo Rebelo, e o delegado- geral da Polícia Civil, James Guerra.
O secretário Robert Rios afirmou que, há cerca de uma semana, já havia alertado o governador Wilson Martins para o risco de fugas na Central de Flagrantes e nos distritos policiais de Teresina.
Robert acrescenta que a situação do sistema penal é tão crítica que as polícias Civil e Militar já não sabem onde colocar os presos capturados diariamente na capital.
“Bandido solto é problema da Secretaria de Segurança, bandido preso é problema da Secretaria de Justiça […] Nós, agora, vamos ter que fazer como no SUS, com os doentes. Vamos deixar os menos perigosos soltos e prender aqueles que são acusados de crimes mais graves”, afirma o secretário de segurança.
Fonte: Portal O Dia