O governador Wilson Martins (PSB) viaja na primeira quinzena de abril para a Europa, onde vai assinar convênios, acordos de cooperação e visitar potenciais investidores que negociam a instalação de empreendimentos no Piauí. A quantidade de países visitados ainda pode aumentar, já que o governador tem convite para visitar também outras nações europeias. A agenda ainda não está fechada, mas Wilson pretende restringir os compromissos nos lugares onde os entendimentos nas áreas de cooperação técnica, cultural e prospecção de negócios já estão adiantados.
Os países que deverão fazer parte da agenda do governador são Alemanha, Espanha, Itália e Rússia. Havia convites também para eventos em Portugal, França e Holanda. “Estou colocando na agenda aqueles países onde temos contatos avançados e onde podemos assegurar recursos para o Piauí”, disse o governador. “Desde que assumi recebo pelo menos um convite por mês para visitar um país diferente, mas não estou aqui para fazer turismo. Agora vou a essa viagem, concentrando uma extensa agenda que pode gerar importantes dividendos para nosso Estado”, frisou.
Wilson observa ainda que a viagem é a conclusão de longa fase de negociação. Como parte dos entendimentos prévios, o governador esteve no inicio do mês nas embaixadas da Espanha e Alemanha, em Brasília. E, ano passado, se reuniu com empresários russos no Rio de Janeiro. A viagem à Europa vai, na prática, concretizar as discussões feitas no Brasil, visando a formalização de acordos de cooperação e assinatura de protocolos para a atracão de investimentos.
Na Espanha, o governador possui duas áreas de interesse: acordo de cooperação técnica na área de energias renováveis; e acordo que permitirá a realização de intercâmbio por alunos da rede estadual de ensino. Já na Itália, Martins irá realizar a assinatura de protocolo que vai assegurar recursos para investimento no desenvolvimento da economia rural. Também visa estabelecer intercâmbio na área cultural. Na Alemanha será assinado um acordo de cooperação na área de saúde, inclusive garantindo a estância no Piauí de profissionais alemães. Por fim, na Rússia, o governador atende a convite da principal fábrica da montadora russa Lada, que tem interesse em instalar um planta industrial no Brasil. O Piauí disputa com o Rio de Janeiro o destino da fábrica da marca russa.
Fonte: meionorte.com