Na sessão plenária de hoje (24/10), foi aprovada em primeira votação, o Projeto de Lei do Poder Executivo que cria o Fundo Especial de Participações (Fupar) visando garantir recursos para a participação do Governo do Estado como sócio em empreendimentos empresariais instalados no Piauí.
O deputado da oposição Gustavo Neiva disse ser contra o proposição, pois segundo ele, o projeto autoriza o Governo a usar dinheiro público para investimentos em empresas privadas. “Neste momento em que o país enfrenta uma crise econômica e o Estado propõe o aumento de impostos para quitar os seus compromissos financeiros”, justifica Neiva.
O deputado Zé Hamilton (PT-PI) por outro lado defendeu a proposta governamental, afirmando que o projeto permitirá o desenvolvimento da Bacia Leiteira do Piauí, que está ameaçada de extinção. Ele lembrou que na década de 80 somente os municípios do Norte do Estado produziam mais de 70 mil litros de leite por dia e atualmente a produção é de cerca de 25 mil litros. “Para mim, quem deve ajudar a mudar essa situação é o Governo”, ressaltou.
Fonte: Ascom