O secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Gustavo Sabóia, visitou a TV Costa Norte nesta quinta-feira (19) e falou sobre a instalação da ZPE de Parnaíba.
Segundo o secretário, a ZPE que esta sendo instalada na região Norte do Piauí vai contribuir para a geração de emprego e renda, além de promover a diversificação nas exportações do Estado do Piauí.
“Atualmente o Piauí concentra quase 80% das exportações na Cera de Carnaúba e na Soja. Com a ZPE este quadro deve se modificar”, disse ao lembrar que a ZPE trata-se de uma zona controlada pela Receita Federal.
Com relação ao Porto de Luis Correia, Gustavo Sabóia afirmou ser uma importante ferramenta para a concretização da ZPE. “Mas enquanto não sai serão utilizados outras formas de transporte em Estados vizinhos”, finalizou.
O secretário da ZPE de Parnaíba, Mirocles Veras, informou ao Portal Costa Norte que já estão assegurados recursos na ordem de R$ 400 milhões para as obras do porto. Um novo projeto foi elaborado e a licitação já foi feita.