O diretor técnico da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) Parnaíba, Dinarte Porto, fará uma explanação do balanço de ações da companhia administradora no Piauí, durante reunião técnica com a secretário de ZPEs do Brasil, Gustavo Fontenele. O encontro se dará no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), nesta terça-feira (21), em Brasília, e contará com a presença dos demais gestores das companhias estaduais.
Segundo Porto, a apresentação será focada no andamento das obras físicas, do processo de alfandegamento e da política de promoção e atração de investimentos para a ZPE Parnaíba. “Desenvolvemos uma linha de trabalho que contempla a identificação de potenciais investimentos com reais possibilidades de instalar-se em nossa ZPE. Esse trabalho, que se iniciou em nível de Piauí, já estendeu seu raio de abrangência atingindo outras unidades da federação e também o exterior”, afirma.
A ZPE Parnaíba conta com duas empresas aprovadas para ser implantada e uma em fase final de aprovação junto ao MDIC. As três empresas devem investir R$ 45 milhões, gerando aproximadamente 300 empregos indiretos e mais de 3.600 indiretos. A Agrocera, que atua no segmento de exportações da cera de carnaúba, é a primeira empresa a receber o galpão industrial, inclusive já com maquinário na ZPE.
Esse conjunto de ações, torna o Piauí referência nacional dentre as demais companhias, destacando-se a expectativa de iniciar o funcionamento da ZPE Parnaíba com empresas em operação. “As obras devem ser entregues até o final deste ano e o processo de alfandegamento será iniciado imediatamente, sendo que estamos em contato direto com a Receita Federal, conduzindo as obras de acordo com as suas orientações, com isso, daremos celeridade à emissão do Ato Declaratório Executivo, que é o documento para o funcionamento de nossas atividades”, explica Porto.
Nesta segunda-feira (20), Porto participará ainda de uma capacitação promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Secretaria de ZPEs, em São Paulo, quando serão abordados relações com a América Latina, Parques Industriais como estratégias para desenvolvimento e as Zonas de Processamento.
Fonte: CCom